A Janela do Céu é um verdadeiro símbolo de Ibitipoca! Essa cachoeira que encanta os mais aventureiros encontra-se nos limites do Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais. É uma moldura natural formada pela cachoeira, vegetação e paredes de rocha onde temos uma vista apaixonante para os campos e vales de Minas, um cenário impressionante! O Circuito Janela do Céu possui outros atrativos, mas com certeza a cachoeira é a cereja do bolo!

A Janela do Céu é um dos poucos lugares onde o topo da cachoeira é mais visitado que a parte baixa. Não é para menos, pois a vista do alto dos seus 35 metros de altura é realmente única.

Cachoeira Janela do Céu em Conceição de Ibitipoca, Minas Gerais
Cachoeira Janela do Céu

O atrativo é bastante disputado, por isso evite feriados. Nesses dias, a fila para conhecer a cachoeira pode chegar a duas horas! São mais de 100 pessoas aguardando para tirar algumas fotos. Imagina esperar esse tempo todo, não tem a mesma graça, né?!

Fomos duas vezes para Ibitipoca, sendo que a primeira foi durante um Carnaval. No dia da Janela do Céu, acordamos muito cedo e fomos uns dos primeiros a entrar no parque. Seguimos direto para a cachoeira e encontramos o lugar quase vazio. Vale a pena para evitar uma experiência negativa. Algumas pessoas não conseguem aproveitar tanto e saem decepcionadas.

Em 2016, uma turista sofreu um sério acidente no local. Ela estava na beira da queda d’água para tirar uma foto quando escorregou e caiu do topo da cachoeira. Hoje existe uma corda limitando a beirada e indicações para não ultrapassar. O acesso à Janela do Céu chegou a ser fechado em 2016 por medida de segurança e falta de funcionários após esse acidente.

Trilha do Circuito Janela do Céu

  • Distância total: 16km
  • Tempo médio: 7-8 horas
  • Altitude máxima: 1.784 metros

O Circuito Janela do Céu é um caminho circular como o Circuito das Águas. Ou seja, você tem a opção de ir e voltar por caminhos diferentes.

A caminhada para chegar até a Janela do Céu é longa, mas a paisagem compensa todo o esforço. É preciso bom preparo físico para encarar os 8km de trilha para chegar até o atrativo – 16km para ir e voltar. Quem não está acostumado a fazer trilhas pode achar o passeio difícil e cansativo, mas a trilha não possui dificuldade técnica. Leve bastante água.

O Parque Estadual do Ibitipoca possui dezenas de grutas, mas poucas estão abertas para visitação. Nesse circuito, podemos conhecer algumas. Além da Janela do Céu, outros atrativos do circuito são o Cruzeiro, Gruta da Cruz, Lombada, Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Três Arcos, Gruta das Moreiras, Cachoeirinha e Gruta do Monjolinho (comum também ao Circuito Pico do Pião).

A trilha tem início na portaria e pouco depois já acessamos a bifurcação que leva à Janela do Céu. Os primeiros quilômetros seguem por uma subida um pouco íngreme.

A subida segue forte até o Cruzeiro, ponto onde temos uma vista incrível do parque. Logo ao lado está a Gruta da Cruz, uma das mais bonitas. Você tem opção de ir parando em várias grutas ou parar na volta, caso opte por voltar pelo mesmo caminho – nós escolhemos fazer o circuito circular. A Gruta da Cruz é uma gruta pequena, com uma abertura no teto da caverna (claraboia) que permite a entrada de luz. Temos que passar por corredores estreitos para chegar do outro lado da gruta.

Pouco depois da gruta, alcançamos o Pico da Lombada, ponto mais alto do parque, com 1.784 metros de altitude. Fim da subida, agora a caminhada é mais fácil até a Janela do Céu.

A Gruta dos Fugitivos possui um enorme salão e podemos atravessar a caverna, saindo em uma pequena floresta que dá acesso à Gruta dos Três Arcos. Essa é uma formação bastante peculiar, com três aberturas. É incrível como a vegetação ao redor das grutas é diferente da trilha, com árvores mais altas e mata mais fechada. A Gruta das Moreiras é o último atrativo antes da cachoeira. Possui dois salões ligados por um túnel, dá para passar um bom tempo por lá. Não se esqueça de levar lanterna para explorar essas grutas!

Gruta dos Fugitivos no Parque Estadual do Ibitipoca, Minas Gerais
Gruta dos Fugitivos

E finalmente, após cerca de 2h30 de caminhada – esse tempo varia muito conforme as paradas – chegamos à famosa Janela do Céu. Alguns poços se formam no rio de águas douradas e geladas, mas a maioria dos visitantes vai somente até o mirante para tirar fotos. Normalmente um ou dois guarda-parques ficam de prontidão na cachoeira.

Seguindo o contra fluxo do rio, existe um pequeno cânion que normalmente passa despercebido. É um cenário bem diferente, com suas paredes de rocha cobertas por musgo e plantas com ramos que parecem cordas caindo em direção à água. Lembra um pouco a Cachoeira do Buracão, na Chapada Diamantina. Subindo o rio nesse ponto, você encontra outros poços pouco explorados.

Outro atrativo também bastante procurado é a Cachoeirinha, que fica a poucos minutos de caminhada da Janela do Céu. A Cachoeirinha tem uma bela queda de 10 metros de altura em meio a uma pequena floresta. Ao redor da cachoeira existe uma ótima prainha de rio com areia bem grossa. Ótimo ponto para descansar e preparar para a volta.

Escolhemos fazer o circuito circular e seguir por outro caminho na volta. Esse trecho termina em uma bifurcação que dá acesso ao Pico do Pião, sem atrativos durante a caminhada. A trilha passa também pela Gruta do Monjolinho e segue até o restaurante. Você pode parar nas cachoeiras do Circuito das Águas antes de terminar o circuito.

Leia também sobre Ibitipoca:

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

4 COMENTÁRIOS

    • Fala, querido! Hehehe… Vale a pena programar essa viagem! Apostamos que vai querer repetir depois de conhecer esse lugar especial. Grande abraço e sucesso! Charlico e Larissa

    • Oi Johnnie, que legal que inspiramos você a querer voltar lá. Ibitipoca é mesmo um lugar que dá vontade de voltar muitas vezes, né? Agradecemos sua mensagem e seu carinho. Grande abraço, Charlico e Larissa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome