Maragogi e São Miguel dos Milagres – Alagoas

Post por Karina e Renan.

Maragogi e São Miguel dos Milagres são locais de destaque no litoral norte de Alagoas. Algumas pessoas fazem esse roteiro em um bate-volta a partir de Maceió. Não recomendamos, pois além de ser muito cansativo (cerca de 5 horas de estrada para ir e voltar), essas cidades possuem atrações que merecem mais tempo. A visita rápida também nem sempre coincide com o melhor horário para fazer o passeio às piscinas naturais.

Piscinas Naturais de Maragogi em Alagoas

Piscinas Naturais de Maragogi

São Miguel dos Milagres e região

São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Japaratinga fazem parte da Rota Ecológica que ainda não faz parte do roteiro da maioria dos turistas que visitam Maceió. São lugares bem sossegados, perfeitos para aqueles que buscam tranquilidade. Possuem longas praias sombreadas por coqueiros e são protegidas por recifes que formam piscinas naturais.

O município de São Miguel dos Milagres fica a 100 quilômetros de Maceió. É uma cidade bem pequena e possui pouca estrutura, com grandes resorts e algumas pousadas. A maioria das opções de hospedagem se localiza à beira da areia. Ficamos na pousada Recanto dos Milagres, a mais barata que encontramos.

Tanto São Miguel dos Milagres como Porto de Pedras não oferecem estrutura para comer além de opções das pousadas. Não tem restaurante, bar, lanchonete, nada mesmo. Você fica na obrigação de almoçar e jantar na sua pousada ou em alguma vizinha, o que pode ser desagradável para muita gente. Com isso, também não há o que fazer à noite nas redondezas.

A famosa Praia do Patacho, localizada em Porto de Pedras, é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Possui areias e águas claras com coqueiros ao fundo. É praticamente deserta, frequentada por pescadores e pessoas locais. A praia se transforma na maré baixa e é preciso andar centenas de metros para chegar às suas piscinas naturais. Não há barracas, bares ou restaurantes na praia.

Praia do Patacho em São Miguel dos Milagres, Alagoas

Praia do Patacho em São Miguel dos Milagres, Alagoas

Maragogi

Fica a 130 quilômetros de Maceió e 37 quilômetros de São Miguel dos Milagres, já próximo a Pernambuco. A vila de Maragogi chama a atenção pelo conjunto de praias com mar cristalino, areia fina, coqueirais e recifes.

As piscinas naturais de Maragogi, conhecidas como Galés, são as maiores de Alagoas. Ficam a seis quilômetros da costa, cerca de 25 minutos de viagem em embarcações que partem da praia de Maragogi.

Piscinas Naturais de Maragogi, Alagoas

Piscinas Naturais de Maragogi em Alagoas

Assim que você chega a cidade já é abordado por guias oferecendo o passeio. A maior parte deles se concentra na praia principal. Nós fizemos o passeio de lancha e custou R$ 55 por pessoa. É bem mais tranquilo que ir de catamarã, mais cheios, e a diferença de preço é pequena (custa R$ 40-50 por pessoa). Pesquise bem as opções e evite fechar com o primeiro que te abordar.

O tempo de permanência nas piscinas varia de 1 hora e 30 minutos a 2 horas. Para aproveitar bem o mergulho, vá na maré baixa e prefira as primeiras horas da manhã, quando o movimento é menor.

As atrações de Maragogi não se resumem às suas piscinas naturais. Na direção de Pernambuco, a Praia de Ponta do Mangue possui águas azul-esverdeadas e a rusticidade das pequenas vilas de pescadores. Vale a pena passar mais tempo na região e evitar o bate-volta a partir de Maceió.

Praia de Ponta do Mangue em Maragogi, Alagoas

Praia de Ponta do Mangue em Maragogi, Alagoas

Praia de Ponta do Mangue em Maragogi, Alagoas

Hospedagem barata em Maragogi:

Booking.com

Charlico e Larissa

Juntos há 12 anos, desenvolvemos a paixão por viagem e aventura. Sempre que podemos unimos um ao outro. buscamos realizar o máximo de atividades possíveis em cada viagem. Ele é publicitário e baterista. Ela é veterinária, fotógrafa e entusiasta de yoga.

Você pode gostar...