A Ilha da Madeira é um destino perfeito para a prática de trekking e camping. A região conta com dezenas de trilhas em meio às florestas, nas montanhas e na costa. E o melhor de tudo é que existem diversos acampamentos gratuitos espalhados pela ilha! O Parque Natural da Madeira engloba cerca de dois terços da Ilha da Madeira. Para acampar nessa área de preservação existem algumas regras, mas felizmente aqui essa prática é muito simples. Na Europa em geral, não é muito comum o acampamento com barraca. Ficamos surpresos ao descobrir que existem mais de vinte acampamentos gratuitos na Madeira! É até difícil organizar um roteiro de trekking com tantas opções.

O que você precisa para acampar na Madeira

Para acampar na Madeira você precisa de uma autorização do Instituto das Florestas para usar as áreas de camping, mas esse procedimento é muito simples. Você pode ir pessoalmente no Instituto em Funchal ou entrar em contato por e-mail caso queira agilizar o procedimento antes da viagem. Atualmente o Instituto disponibiliza no próprio site um formulário para solicitar a autorização.

Você deve preparar o roteiro, verificando quais campings deseja passar a noite, quais serão as datas. Assim você perde um pouco a flexibilidade, mas com um mínimo de planejamento é possível organizar o roteiro. Nós só descobrimos essa possibilidade de acampar quando já estávamos na Madeira e montamos rapidamente um roteiro de trekking pelos principais atrativos. Você também deve informar o número de pessoas e barracas. Você deve imprimir ou guardar a autorização no celular caso um guarda parque te aborde.

Algumas áreas de camping, como Casa do Sardinha e Fanal possuem limite de tendas e visitantes. Pode ser mais difícil conseguir vaga dependendo da época, mas durante a nossa visita na primavera tivemos a impressão de que poucos sabem sobre esses campings.

Acampamento na Ilha da Madeira
Nossa barraca no Pico Ruivo

Como são os acampamentos gratuitos na Madeira?

Os acampamentos gratuitos na Madeira são bem variados. Em geral, existe uma demarcação do espaço permitido para montar a barraca e alguma estrutura. Eles ficam próximos de casas de apoio ou abrigos e alguns têm ponto de água, banheiro (normalmente pago), mesas de picnic e até restaurantes próximos.

Você encontra a lista e localização de todos os acampamentos nesse link – > madeiracamping.com

Existem também um bom camping pago na Ilha da Madeira, o Parque de Campismo de Porto Moniz, ao lado de uma praia pitoresca, a Ribeira da Janela. O custo é bem baixo e fica em torno de 9 euros para duas pessoas. É uma boa opção quando você precisar de uma pausa e de um banho quente 🙂

Camping Pico Ruivo

O camping do Pico Ruivo fica bem próximo do topo da Ilha da Madeira. O local possui torneira com água potável, banheiro (custo de 1 euro), área de churrasco e uma lanchonete. Nem sempre o abrigo está aberto, mas é permitido acampar mesmo assim. Vimos relatos de pessoas que não encontraram ninguém no local e armaram a barraca na churrasqueira.

Quando chegamos, perguntamos para um funcionário onde poderíamos armar a barraca, pois a área ao redor do abrigo não era muito boa. Ele nos informou que os melhores pontos ficavam mais à frente na trilha. Encontramos uma boa clareira logo depois da bifurcação que seguia para a Encumeada, bem abrigados do vento.

Subimos no final da tarde para apreciar o pôr do sol em uma das vistas mais incríveis da ilha. Bastam apenas alguns minutos para o topo. Ainda encontramos um casal que montou a barraca praticamente no topo, mas ventava bastante lá em cima.

Camping Rabaçal

O acampamento do Rabaçal fica ao lado da Casa do Rabaçal, em meio a uma floresta com trilhas para algumas das cachoeiras mais bonitas da ilha. O local conta com ponto de água e banheiro (gratuito), mesa de picnic e local para cozinhar. Existem dois pontos para armar barracas, um menor e mais próximo da estrutura e outro um pouco mais afastado, mas bem maior. 

Camping Casa do Rabaçal
25 fontes em Rabaçal, Ilha da Madeira, Portugal
25 fontes em Rabaçal

Camping Casa do Sardinha

O acampamento na Casa do Sardinha fica na Ponta de São Lourenço, uma das paisagens mais surreais da ilha. O local possui pouca estrutura, apenas mesas de picnic e a luxuosa Casa do Sardinha onde funciona uma lanchonete (estava fechada, talvez pelo horário) e banheiros (pagos). Não existe ponto de água potável portanto você deve levar toda a água.

Venta muito na região, mas a área de camping é protegida com um pequeno muro de pedras. Essa área de camping possui limite máximo de 10 visitantes e 5 barracas por dia. Vistas panorâmicas da região com uma pequena praia de pedras ao lado do camping e uma bela noite com o som do mar.

Casa do Sardinha, Ponta de São Lourenço
Casa do Sardinha

Acampar na Ilha da Madeira é uma verdadeira imersão na natureza. Você só precisa preparar o seu roteiro, obter a autorização e partir para a aventura!

Informações Úteis

Instituto das FlorestasPágina do serviço on-line

  • E-mail: ifcn@madeira.gov.pt
  • Endereço: Quinta Vila Passos, R. Alferes Veiga Pestana 15, 9054 – 505 Funchal
  • Telefone: +351 291 740 060

Veja também

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

7 COMENTÁRIOS

    • Oi Elouza. Tudo bem? Desculpe, não entendemos sua pergunta.. Você quer saber em outros lugares de Portugal com acampamentos gratuitos? Nós usamos o site/aplicativo Ioverlander ou Park4night para procurar acampamentos no mundo todo. Grande abraço, Charlico e Larissa

  1. Olá
    Parabéns pelo vosso fantástico artigo sobre acampamento na ilha
    Só há uma coisinha que não percebi
    Pagar para usar casa de banho (banheiro)
    Onde é que isso aconteceu?
    Já temos muitos anos de campismo e sempre que pedimos a licença para acampar, automaticamente temos acesso aos serviços basicos existentes nas casas de apoio sem qualquer custo . É-nos entregue uma chave .
    Neste último ano devido à pandemia isso não acontece .
    Provavelmente usaram de algum estabelecimento?

    • Olá, Raquel, tudo bem? Obrigado pelo comentário e pelo elogio. A maioria dos pontos de camping têm casas de banho sem qualquer custo, alguns cobram 1 euro por uso e outros, mais isolados, não têm nenhuma estrutura. Se não me engano, no camping gratuito do Pico Ruivo só existe banheiro pago. Você deve inserir uma moeda de 1 euro para ter acesso. Um beijo grande, Charlico e Larissa – @casaldemochilao

      • Ola Charlico e Larissa ☺️Bom dia estou a procura de campismo selvagem na Madeira e não consigo encontrar aicho que tenho que fazer uma demanda para poder amcampar
        Como fazer ? Poderia me mandar alguns endereços Obrigada 😊

        • Oi Lina. Tudo bem? Sim, é preciso fazer uma solicitação prévia para usar os acampamentos na Madeira. Você pode ir pessoalmente ao Instituto das Florestas ou fazer um pedido online (agora pelo portal Simplifica) ou entrando em contato por email. O email do instituto está no post (ifcn@madeira.gov.pt).
          Grande abraço,
          Lico e Lari

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome