O Pico Ruivo é o ponto culminante da Ilha da Madeira, com 1.862 metros de altitude. Para chegar ao topo dessa montanha e ter uma vista de 360 graus da Madeira, somente caminhando por uma das várias trilhas de acesso. 

Escolhemos começar o nosso roteiro de trekking na Ilha da Madeira com a trilha do Pico do Areeiro ao Pico Ruivo, onde é permitido acampar. O Pico do Areeiro também é um dos pontos mais altos da ilha, com 1.818 metros e é facilmente acessível de carro. Como não alugamos carro, pegamos o ônibus da linha 56 que segue para Santana e descemos na estrada de acesso para o Pico, em Poiso. 

Seriam mais 7 km de subida na estrada e nossa ideia era pedir carona, pois caminhar no asfalto não tem muito sentido. Sinalizamos para o primeiro carro que passava e ele parou, para nossa surpresa. Eram três moradores, nativos da ilha. Muito simpáticos, nos deram várias dicas e nos deixaram no estacionamento do Pico do Areeiro.

A trilha que liga o Pico do Areeiro ao Pico Ruivo é uma das mais bonitas da Madeira. Seguimos pela parte alta das montanhas, muitas vezes por cristas estreitas em meio ao precipício (sempre com grades de proteção) de onde podemos ver o maciço central. Encontramos bastante gente no caminho que estava voltando do Pico Ruivo.

As montanhas estavam repletas de flores amarelas – as maias – que florescem em maio. As cores das montanhas e o cenário bruto são dignos de filmes de aventura. Passamos por diversos túneis e escadas que facilitam a caminhada. A trilha não é difícil, mas muitas vezes precisávamos parar nas subidas, pois o calor de 30 graus era extenuante.

Chegamos no abrigo do Pico Ruivo, um bom ponto de apoio a poucos metros do topo. Já era fim de tarde e perguntamos para um funcionário onde poderíamos armar a barraca. Ele nos indicou os melhores pontos, um pouco mais a frente na trilha. Montamos tudo e subimos para ver o pôr do sol no pico.

Um mar de nuvens cobria o mar da Madeira, um fenômeno comum na região. Normalmente quando está nublado, o sol brilha forte nas montanhas acima das nuvens baixas. Mas as nuvens não atrapalharam a vista de 360 graus do alto do Pico Ruivo. As montanhas iluminadas pela luz amarela ficam ainda mais bonitas, um espetáculo da natureza.

Ficamos um bom tempo só admirando o sol, até ele desaparecer por completo nas nuvens. A temperatura caiu bem rápido e voltamos para o nosso abrigo. Nossa barraca estava bem protegida do vento e teríamos uma bela noite pela frente.

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome