O Parque Estadual do Ibitipoca possui 28km de trilhas divididas em três circuitos. O Circuito das Águas é o menor, mais fácil e mais visitado do parque. A trilha segue o trajeto do Rio do Salto que forma várias cachoeiras, lagos e poços. O circuito tem um trecho circular, ou seja, você pode ir e voltar por caminhos diferentes.
- Distância total: 5km
- Tempo médio: 3 horas
- Altitude máxima: 1.387 metros
Suas atrações são a Prainha, o Lago dos Espelhos, Lago Negro, Ducha, Ponte de Pedra, Lago das Miragens e a Cachoeira dos Macacos. A Gruta dos Coelhos faz parte de outros circuitos. É uma caverna bem pequena localizada próximo do centro de visitantes. As passagens estreitas podem deixar algumas pessoas desconfortáveis.
Trilha do Circuito das Águas
O restaurante dentro do parque marca o ponto de início da trilha, mas quem está a pé tem que caminhar 1,5km desde a portaria. A Prainha é logo a primeira atração, bem ao lado do restaurante. É uma pequena praia de rio com águas rasas. Fica bem cheia, pois é facilmente acessível. Você pode caminhar subindo a margem do rio, aí encontramos alguns poços e caldeirões bons para mergulho. A Praia das Elfas é um ponto menos conhecido, um lugar mais vazio, ideal para quem quer relaxar. O caminho para a praia é sinalizado e começa do outro lado do restaurante.

Continuando o circuito, existe uma trilha que desce de cada lado do rio. Uma pela parte alta, onde você terá vários mirantes para contemplar a paisagem, e uma pela parte baixa, onde estão as cachoeiras.
Seguindo pela parte baixa, existem alguns poços e cachoeiras menores não sinalizadas, mas excelentes para banho. O Lago das Miragens é a próxima atração, uma piscina rodeada por um imenso paredão de pedra.
A Ponte de Pedra é a atração na sequência de quem faz a trilha por baixo. Aqui o rio passa por dentro de um arco de pedra com 25 metros de altura. É uma estrutura imponente tanto de perto quanto de longe. Você terá uma bela vista também pela trilha por cima.


A Cachoeira dos Macacos marca o ponto final do circuito por esse lado. É uma das preferidas do parque. Com poço bem grande, costuma ficar mais cheia. É legal chegar cedo para pegar o lugar mais vazio. Logo antes da Cachoeira dos Macacos, passamos pela parte alta da Cachoeira da Pedra Quadrada. Com 30 metros de altura, temos que chegar na beira da pedra para ver a queda d’água. O rio forma algumas banheiras naturais nesse lugar com uma vista incrível!


Caminhando um pouco no sentido Pico do Pião, estão as outras atrações do Circuito das Águas. O Lago dos Espelhos possui uma bela praia de rio, dá vontade de ficar o dia inteiro descansando nesse lugar. Do outro lado existe a Ducha e o Lago Negro. O Lago Negro é um poço tão fundo que fica com a água mais escura.


Independente da idade e disposição, se você gosta de cachoeira certamente vai se encantar com o Circuito das Águas em Ibitipoca.
Leia também:
- Parque Estadual do Ibitipoca
- Circuito Pico do Pião
- Circuito Janela do Céu
- Cachoeiras do Arco-íris em Lima Duarte
Apoie o Casal de Mochilão |