Muitas pessoas sonham em fazer uma viagem de mochilão, mas não sabem bem como começar. Listamos alguns passos para ajudar no planejamento dos mochileiros.

1 – Qual é o seu orçamento?

Mesmo fazendo uma viagem de baixo custo, é importante estipular um valor limite para gastar. Viajar é uma das melhores formas de investir o seu dinheiro, mas não adianta sair pelo mundo sem definir o quanto você pode gastar e depois se afundar em dívidas. Por isso, o primeiro passo para começar a planejar uma viagem é definir o seu orçamento. Os principais custos de uma viagem são: transporte, hospedagem, alimentação, passeios e equipamentos.

2 – Defina o destino e pesquise

Pense inicialmente em quais lugares você gostaria de conhecer. Faça uma pesquisa sobre o custo de uma viagem para lá. Quais destinos cabem no orçamento desse mochilão? 

Além disso, você precisa verificar qual é o época ideal para conhecer o local de acordo com as atvidades que vai fazer. Nem sempre isso é uma regra, mas se você pretende fazer trilhas na Patagônia, por exemplo, não adianta ir no inverno, pois a paisagem vai estar tomada pela neve e muitas trilhas estarão fechadas.

Trilha no Parque Nacional Tierra del Fuego, em Ushuaia
Trilha em Ushuaia durante a primavera

3 – Equipamentos necessários para o mochilão

Analise se esse destino demanda algum equipamento especial. Para fazer trilhas, acampar, escalar ou mergulhar, você precisará de itens específicos. Verifique sempre o peso dos equipamentos antes de comprar, pois você carregará toda a sua bagagem nas costas. Cuidado para não levar itens demais! É muito comum levarmos mais do que precisamos nas primeiras viagens de mochilão.

Snorkel na Ilha de Providencia, Colômbia
Levamos máscara de snorkel, sapatilhas de neoprene e pé de pato para a Colômbia

4 – Organize os passeios

Anote as atividades que você pretende fazer e organize as informações em uma planilha. Assim você controla também o seu orçamento, evitando gastar mais do que o planejado. Em viagens mais curtas, de até um mês, é importante ter uma noção do período que você ficará em cada cidade, pois alguns passeios precisam ser reservados com antecedência. Mas tenha flexibilidade, não vá com datas tão fixas. Imprevistos acontecem. Você também pode querer ficar mais ou menos tempo do que havia planejado inicialmente. Separe uns dias livres na programação.

Mochilão em Machu Picchu,Peru
No nosso mochilão de 32 dias, fomos só com as passagens aéreas e o ingresso de Machu Picchu

5 – Nem sempre vai dar tudo certo

As coisas nem sempre saem como planejado. Voos atrasam, passeios são cancelados. O mais importante é não desanimar, buscar a melhor solução e seguir em frente. Contamos nesse post sobre o que aconteceu no Chile durante o nosso primeiro mochilão – deixamos de fazer um passeio que tínhamos programado, mas passamos por uma experiência incrível.

6 – Vá com a mente aberta

Hospedar-se ou pegar carona com desconhecidos pode parecer loucura para aventureiros de primeira viagem. Claro que temos que tomar alguns cuidados, mas é muito legal ver como muitas pessoas querem ajudar os viajantes, sem pedir algo em troca.

Conhecemos pessoas incríveis que nos receberam em suas casas ou ofereceram carona na estrada. Além de economizar, fizemos verdadeiros amigos e seguimos viagem com um sentimento muito positivo.

Prepare-se para fazer uma viagem transformadora!

Pai e filha na Patagônia
Nosso host na Patagônia

Leia também

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome