Em meio à paisagem exuberante do cerrado brasileiro, existe uma formação natural praticamente desconhecida pelos turistas. O Buraco das Araras em Formosa, Goiás, é uma atração para entrar no roteiro dos visitantes mais aventureiros. Falamos em outro post da Cachoeira da Água Fria, também em Formosa. Durante a nossa viagem por Goiás, passamos por Formosa antes de seguir para a Chapada dos Veadeiros, principal destino turístico na região. Vale a pena combinar a visita dos dois destinos se você tiver mais tempo.

Buraco das Araras em Formosa, Goiás

Formosa é um município a 80km de Brasília e serve de base para conhecer vários atrativos naturais. O Salto do Itiquira, maior cachoeira do Centro-Oeste, é o mais conhecido, mas a Cachoeira da Água Fria e o Buraco das Araras são destinos alternativos na região que estão ganhando cada vez mais espaço nos roteiros turísticos.

O Buraco das Araras é uma dolina de colapso, uma gruta aberta formada a partir do desabamento do teto da caverna. O “buraco” na terra, apesar de não ter araras, impressiona pelas suas dimensões: são 105 metros de profundidade e 295 metros de largura, formando uma das maiores dolinas no Brasil. No meio da caverna existe uma floresta densa com samambaias gigantes, uma paisagem atípica no cerrado.

Muitas vezes as dolinas de colapso possuem acesso para rios e lagos subterrâneos. Aqui no Buraco das Araras, a visita ao rio subterrâneo é a recompensa final para os aventureiros.

Como chegar no Buraco das Araras

O acesso para conhecer a caverna é feito de carro. A partir de Brasília, seguimos pela BR-020 em direção a Formosa. por uma estrada de terra de 7km de extensão. Das bordas superiores dos paredões, temos uma vista de toda a caverna coberta pela floresta. Chegar até a parte interior exige adrenalina. Existe uma trilha bem acidentada e perigosa, que requer equipamentos de segurança e é mais usada como saída.

Para acessar o Buraco das Araras, a partir de Brasília, deve-se tomar a saída norte, pela BR-020. Após 65 kilômetros, na divisa com o Estado de Goiás, situa-se a cidade de Formosa. Seguindo ainda pela BR-020, passa-se pelo povoado do Bezerra (35 km após Formosa). Após alguns quilômetros, à esquerda, encontra-se uma estrade de terra, com indicações para o Buraco das Araras, o Povoado do Barreiro e a Fazenda Araras, de turismo rural.

Rapel no Buraco das Araras

A melhor forma de conhecer o lugar é fazendo uma descida de rapel pelos seus paredões rochosos. São quase 70 metros em rapel negativo – sem o contato dos pés – e mesmo quem não tem experiência pode fazer esse passeio com agências de turismo. O valor total do passeio é de R$100 por pessoa sem transporte. Com o translado, o valor fica em R$170.

Já tínhamos feito rapel negativo uma vez, mas mesmo assim sentimos a força da adrenalina. A descida é bem rápida, mas nos permite ver a imensidão da caverna de uma outra perspectiva. Normalmente um instrutor fica no topo auxiliando os visitantes e outro fica embaixo fazendo a segurança.

Após a descida, caminhamos pela caverna em direção à lagoa subterrânea. Passamos por uma grande abertura onde podemos ver as pedras gigantes que antes formavam o teto. O acesso se dá por passagens estreitas com algumas fendas pelo caminho. Chegamos ao final da caverna, com um salão de 30 metros e a lagoa de águas cristalinas que impressiona. A temperatura da água é bem agradável e é uma recompensa explorar esse lugar. Apesar de não ter iluminação no local, durante a flutuação, podemos ver facilmente através da água com uma lanterna.

O trajeto de volta é feito pela trilha bem acidentada. O trajeto é curto, mas avançamos devagar pois devemos nos fixar nas cordas de segurança, um de cada vez. Chegando ao topo, ficamos algum tempo apreciando pela última vez o cenário pitoresco do enorme buraco na terra.

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

8 COMENTÁRIOS

  1. Oi, tudo bem? Pretendo fazer uma “viagem surpresa” para e com o meu marido, rumo à formosa. Porém é difícil encontrar informações como a de vocês! A agência de turismo fica em formosa mesmo? sabe me informar se eles fazem passeios para o salto do itiquira/buraco das andorinhas/buraco das araras? Apesar de querer me envolver em uma aventura eu não gostaria de ir sem nada planejado de fato.
    abraços.

    • Oi, Vitória. Tudo bem e com você? Obrigada pela mensagem! Fizemos esse passeio com a Itakamã, eles são de Goiás. Não sei se tem agência física, fizemos tudo online. Sei que eles fazem vários passeios também na Chapada Diamantina, acho que fazim para o Salto do Itiquira. Você pode conferir no facebook deles: https://www.facebook.com/hostelitakama. Grande abraços e boa aventura, Charlico e Larissa

  2. Adorei o post! Muito completo e informativo, só me deixou com mais vontade de conhecer o local, vou chamar meu marido ele adora a natureza. Obrigado.

    • Olá, Cristiano! Obrigado pela mensagem! A boa notícia é que não há cobrança para entrar no local. Para descer o buraco por trilha é um pouco difícil e deve-se tomar muito cuidado, pois é bem íngrime. É mais fácil subir a pé, como fizemos após descer de rapel. Para entrar na gruta é importante usar capacete pois é bem estreito. Recomendamos a contratação de um guia. Beijo grande, Charlico e Larissa – @casaldemochilao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome