O Circuito Pico do Pião é um dos três circuitos de trilhas do Parque Estadual do Ibitipoca. Esse roteiro é o menos conhecido, mas também conta com belos cenários. Muita gente deixa de fazer esse caminho pela dificuldade – tem uma subida forte no final – e por não ter tantas atrações quanto os outros circuitos. O Pico do Pião é o ponto final da trilha e esse não é um caminho circular como o Circuito das Águas. Você vai e volta pelo mesmo trajeto.

  • Distância total: 11km
  • Tempo médio: 4-5 horas
  • Altitude máxima: 1.720 metros

As atrações do Circuito Pico do Pião são a Gruta do Monjolinho, Gruta do Pião, Gruta dos Viajantes e o próprio Pico do Pião com as ruínas de uma capela no topo

Se você estiver acampado ou conseguir estacionar dentro do parque, economizará cerca de 3km de caminhada. Esse é o trecho de ida e volta da portaria até o camping. Esse circuito pode ser combinado com outro. No Circuito Janela do Céu, apesar de ser a trilha mais longa do parque, o trajeto de volta da Janela do Céu termina 2km antes da subida ao Pico do Pião.

Ruínas da capela no topo do Pico do Pião, Ibitipoca, Minas Gerais
No topo do Pico do Pião

Trilha do Circuito Pico do Pião

O circuito é um pouco cansativo, pois possui trechos de subida íngreme, embora sem dificuldade técnicaA trilha é bem larga e aberta, praticamente uma estrada de terra. Vimos até um carro do parque seguindo por esse caminho. Em dias de céu aberto, o sol forte e o calor podem ser extenuantes.

O caminho segue em meio à vegetação típica da região, os campos rupestres. Na beira da trilha é bem comum ver cupinzeiros gigantes. Uma curiosidade é que existe em Ibitipoca o que dizem ser o maior cupinzeiro do mundo! Está na Estância Andorinhas, uma fazenda com hospedagem.

Circuito Pico do Pião no Parque Estadual de Ibitipoca, Minas Gerais
Subida final para o Pico do Pião. Foto: Leo Araújo
Trilha no Circuito Pico do Pião em Ibitipoca, Minas Gerais
Trilha para o Pico do Pião. Foto: Leo Araújo

A Gruta do Monjolinho é a primeira atração após a prainha/restaurante. É uma pequena gruta atrás de um poço delimitado por uma parede de rocha. A água que se acumula aqui entra por uma fenda submersa. Algumas pessoas passam pela abertura para ver a gruta e a pequena queda d’água que se forma dentro (nós não arriscamos).

A próxima entrada é para a Gruta do Pião, que fica no meio de um lindo bosque. A gruta é longa, mas com teto baixo. Seus corredores vão se estreitando e às vezes temos que passar por aberturas bem pequenas. Lembre-se de levar lanterna para explorar as grutas.

Gruta do Pião no Parque Estadual do Ibitipoca, Minas Gerais
Gruta do Pião. Foto: Karolina Cota

A Gruta dos Viajantes foi uma bela surpresa para nós! É uma das maiores e mais bonitas grutas do parque. Fica bem perto do final da trilha. Escadas de madeira facilitam o acesso à entrada de um grande salão. Você pode atravessar a gruta em toda a sua extensão, saindo por outro lado.

Gruta dos Viajantes no Parque Estadual do Ibitipoca, Minas Gerais
Gruta dos Viajantes. Foto: Karolina Cota

Pico do Pião

Após alguns degraus no trecho final, chegamos ao cume do Pico do Pião, o segundo ponto mais alto do parque, com 1.720 metros de altitude. No topo, existem as ruínas da Capela Senhor Bom Jesus da Serra, construída em 1932. As tempestades e os raios frequentes nessa região acabaram destruindo a capela, que foi abandonada há bastante tempo. Hoje só resta parte do altar e do piso. Existe a lenda de que o sino da antiga igreja ainda está em algum lugar no fundo do penhasco! Do alto, temos uma vista de 360º da região.

O Pico do Pião é um excelente ponto no parque para ver o nascer do sol. Os primeiros raios de luz surgem bem atrás do altar, formando uma bela vista. Ver o sol nascer no topo da montanha só é possível para quem está acampado dentro do parque, pois a portaria só abre às 7h. Quem pretende encarar a caminhada noturna e ver esse espetáculo tem que sair por volta de 4h da manhã.

Pico do Pião no Parque Estadual de Ibitipoca, Minas Gerais
Foto: almadeaventureiro.blogspot.com.br

Um boa pedida para a volta do pico é se refrescar em uma das cachoeiras do Circuito das Águas. Não deixe de fora do seu roteiro!

Leia também

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários =)

Apoie o Casal de Mochilão

Fazendo uma reserva por qualquer um dos links abaixo, ganhamos uma pequena comissão.
Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Casal de Mochilão a continuar viajando!

🛌🏻 Hospedagem - Booking e Hostelworld
❤ Seguro Viagem - Real Seguro
🚙 Aluguel de Carro - Rent Cars
💲 Dinheiro no Exterior - Transferwise e N26

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá
    A gruta dos viajantes é tranquila?? Pretendo ir com meus filhos. Pelo que entendi ela faz parte do caminho para o pico do pião ?! É isso? Estou amando as dicas

    • Oi Alessandra. A trilha do Pico do Pião é uma das mais exigentes, pois tem um desnível considerável. Mas é possível de fazer sim se tiver disposição e tempo. Obrigada pela mensagem! Abraço, Lico e Lari

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreve sua mensagem.
Por favor, registre seu nome